Imaginário Coletivo | Fotografia para Transformação

1ª Mostra de Arte e Cultura Negra – SMED BH

O Imaginário Coletivo leva a exposição Deslocamentos para a 1ª Mostra de Arte e Cultura Negra, organizada pela Secretaria Municipal de Educação de BH, através do Grupo Gestor de Promoção de Igualdade Racial (GGPIR).

O Imaginário Coletivo leva a exposição Deslocamentos para a 1ª Mostra de Arte e Cultura Negra, organizada pela Secretaria Municipal de Educação de BH, através do Grupo Gestor de Promoção de Igualdade Racial (GGPIR).

A mostra reúne obras de estudantes de escolas municipais da Regional Centro-Sul da capital mineira, tendo como objetivo promover e divulgar os trabalhos artísticos e culturais que são produzidos dentro das escolas e das instituições socioeducativas da Regional Centro-Sul, com a temática étnico-racial.

Além disso, a mostra tem a intenção de valorizar a diversidade étnico-racial e combater o racismo sobre os negros no espaço escolar. Isso se amplia para a sociedade de um modo geral, já que a escola é um dos locais de formação da cultura e identidade dos cidadãos.

Sobre a exposição Deslocamentos – Imaginário Coletivo:

Deslocamentos reflete a multiplicidade de olhares sobre um mesmo tema, um mesmo cotidiano, uma mesma comunidade. São fotografias que surpreendem não somente pela qualidade técnica e estética, mas também pelo viés crítico, político e lúdico captados pelos jovens fotógrafos. Enquanto a gastronomia do Morro chama atenção de alguns olhinhos – gulosos pela sinestesia provocada por pratos produzidos pelos chefs do Aglomerado para um programa do Governo, através da Secretaria de Estado de Turismo, em parceira com o Muquifu (Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos) – a angústia e desilusão de alguns dos moradores das Vilas São Bento e Esperança – que estão sendo desocupadas pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte em virtude do Programa Vila Viva – é o foco de outros.

Na mostra, anônimos ganham status de celebridades. Becos e barracões são retratados como verdadeiras obras da arquitetura contemporânea. Há quem vá se surpreender, há quem vá se identificar e há, também, quem vá estranhar tanta experimentação.

Informações:

Local:

Secretaria Municipal de Educação de BH – Regional Centro-Sul
Rua Carangola, 288 – Térreo
Belo Horizonte/MG

Data: de 22 a 28 de maio de 2014

Horário: 8 às 17h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.