Imaginário Coletivo | Fotografia para Transformação

Aula Prática – Vila Esperança

Na saída fotográfica de hoje visitamos a Vila Esperança, uma das regiões do Morro do Papagaio que irá desaparecer por completo do mapa

Na saída fotográfica de hoje visitamos a Vila Esperança, uma das regiões do Morro do Papagaio que irá desaparecer por completo do mapa. Algumas das famílias serão relocadas para prédios do Programa Vila Viva e outras poderão ser indenizadas, para que busquem moradia em outros locais.

Neste movimento, a história e a identidade do local serão perdidas por completo. Diante da situação, os fotógrafos do Imaginário Coletivo iniciam um trabalho de resgate da memória, das histórias de vida dos moradores e dos seus ilustres personagens, na tentativa de manter vivo todo o patrimônio imaterial da localidade.

Neste primeiro momento, as imagens produzidas farão parte de uma mostra no MUQUIFU – Museu de Quilombos e Favelas Urbanos, localizado no Morro do Papagaio, durante a 7ª Primavera dos Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus, o Ibram.

As atividades do Núcleo Escola Integrada do Projeto Imaginário Coletivo são realizadas com recursos do Fundo de Projetos Culturais da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/MG – LMIC 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.