Imaginário Coletivo | Fotografia para Transformação

Continuum – Exposição Fotográfica

Jovens fotógrafos do Imaginário Coletivo, que receberam o convite do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, realizam a primeira exposição fotográfica de uma das mais recentes e importantes obras de Oscar Niemeyer, a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, sede oficial do Governo.
“Não basta fazer uma cidade moderna. É preciso mudar a sociedade” Oscar Niemeyer

Ora aqui, ora acolá, um gênio – desses que nos fazem acreditar no impossível, que nos tiram o fôlego e que nos demonstram a importância de se viver com a urgência de quem tem sede, muita sede – nasce por aí.

Ora aqui, ora acolá, um gênio marca a sua existência na inexatidão do tempo.

O maior arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer, foi um desses gênios. Sua obra revolucionou a arquitetura moderna, surpreendeu os mais céticos, provocou todos os desavisados e modificou, completamente, a maneira como a contemporaneidade se interage com o espaço.

Visionário, ímpar, instigante, provocativo ou, simplesmente, continuum, como observaram os jovens fotógrafos do Imaginário Coletivo, que realizam a primeira exposição fotográfica de uma das mais recentes e importantes obras do arquiteto, a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, sede oficial do Governo, a convite da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude.

Continuum – por sinal – é o nome dado a exposição, que externaliza não somente uma das características mais latentes da obra de Oscar Niemeyer – a sua dimensão espaço-temporal, mas também os preceitos do Projeto Fotográfico Imaginário Coletivo que, ao apropriar-se do conceito de Continuum, desenvolvido pela antropóloga americana Jean Liedloff, acredita que crianças, com necessidades satisfeitas, crescem com maior autoestima, são mais criativas, independentes e tornam-se, assim, protagonistas da sua própria história e do seu mundo, possuem voz ativa e expressam sua percepção sobre o mundo que as cerca.

A exposição, que acontece na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, traz 27 fotografias de 9 fotógrafos do projeto, podendo ser vista de 14 a 25 de janeiro de 2013, nos túneis de acesso aos edifícios Minas e Gerais.

Data: de 14 a 25 de janeiro de 2013

Local: Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº – Serra Verde – Belo Horizonte/MG
Túneis de acesso dos edifícios Minas e Gerais.

Confira como foi a abertura da exposição: