Imaginário Coletivo | Fotografia para Transformação

Foto Abraço

Tchan, tchan, tchan, tchan!

Estamos de casa nova.
Aliás, estamos em mais uma casa.
Com mais uma ação, mais um desafio, mais um turma de jovens incríveis que, com certeza, irão modificar a forma como enxergar e interagem com o mundo. Estamos, sobretudo, felizes, porque reconhecemos o impacto que a fotografia provoca na vida dos jovens.

Desta vez, a nossa jornada acontece em parceria com a Associação dos Moradores do Bairro Jardim Alvorada, em Belo Horizonte. Como uma das premissas do Imaginário Coletivo é empoderar os jovens – para que eles se tornem protagonistas da sua própria história – logo no nosso primeiro encontro, já demonstramos – na prática – em que consiste a metodologia da fotografia participativa e, juntos, escolhemos um nome para esta ação.

FOTO-ABRAÇO – forte, significativo, repleto de simbolismo e, principalmente, uma escolha em conjunto, capaz de representar o todo. Segundo o coordenador do projeto, o fotógrafo Jorge Quintão, Foto-Abraço será mais uma sementinha plantada pelo Imaginário Coletivo, cujo objetivo é dar voz a crianças e adolescentes, ampliando a sua percepção e vivências na sua própria comunidade, através da produção de imagens, de uma forma crítica e consciente.

Como reflexo disso tudo, esses jovens podem transformar a realidade do entorno onde vivem, em um primeiro momento, que eles pertencem aquele lugar e, em seguida, propondo ações concretas de mudança, seja na forma de ver ou interagir com a sua comunidade.

“Não temos uma fórmula pronta. No Imaginário Coletivo, tudo é construído em grupo. Sempre propomos atividades em que os jovens se tornam protagonistas. Temos que trazê-los para a situação, fazê-los refletir para que, juntos, possamos chegar a denominador comum. Entendemos, primeiramente, o contexto e daí pensamos, sempre juntos, em soluções para que todos possam interagir e usufruir daquele lugar de maneira consciente e coletiva. A partir daí, será com os jovens. Eles serão os agentes de mudança.”, garante Quintão.

Está dada – mais uma vez – a largada!
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo!
Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.