Fotografia para Transformação

SOBRE
ATIVIDADES
PILARES
PROJETOS
DOE

Sobre o Imaginário Coletivo

Idealizado pelo fotógrafo Jorge Quintão, o Imaginário Coletivo é um projeto independente que auxilia jovens, através das artes visuais, do autoconhecimento e da liberdade de escolha a se tornarem protagonistas de suas histórias.

01. Missão

Ensinar a técnica de produção de imagens como instrumento de expressão artística, contemplação e direcionamento vocacional.

02. Objetivo

Utilizar as artes visuais para produzir imagens criativas, através de atividades lúdicas. Ao trabalhar em parceria com organizações, comunidades em todo o mundo, o Imaginário Coletivo auxilia no desenvolvimento de habilidades, comunicação e autoconhecimento, pelo protagonismo.

03. Justificativa

O termo Imaginário Coletivo representa “um conjunto de símbolos, conceitos, memória e imaginação de um grupo de indivíduos pertencentes a uma comunidade específica, a sensibilização dessas pessoas em relação a esses símbolos compartilhados reforça o sentido de comunidade”, neste sentido, as artes visuais, como linguagem estética e técnica, permite a jovens expressarem suas ideias e sentimentos, gerando entusiasmo em representações de como enxergam o mundo.

Atividades

Cursos de Fotografia

Formação de Multiplicadores

Palestras e Apresentações

Projetos de Inovação Social

Mentoria

Curadoria

Como trabalhamos

Trabalhando em parceria com outras instituições, empresas, ONGs e organizações comunitárias, o Imaginário Coletivo cria e entrega projetos de narrativa digital e visual.

Com uma abordagem diferenciada e amplamente premiada, a partir da prática etnográfica, o projeto reúne expressão, criatividade, auto-conhecimento, trabalho em equipe, liderança, desenvolvimento de conceitos com base no design, projeto de branding de exposições, curadoria, divulgação, auxílio técnico na montagem e produção de mostras, proporcionando aos participantes uma imersão única no universo da construção e divulgação de suas imagens.

O Imaginário Coletivo:

  • Desenvolve projetos personalizados, com base no envolvimento e no protagonismo dos atores envolvidos.
  • Devolve as imagens produzidas durantes os projetos às comunidades, utilizando mídia, eventos e exposições presenciais e virtuais.
  • Comunica com o público externo os resultados das experiências vivenciadas.
  • Desenvolve a criatividade e a reflexão a cerca do erro, a partir da fotografia, as estratégias de resolução de problemas e os caminhos para o desenvolvimento pessoal de jovens, dentro do seus contextos sociais.
  • Proporciona experiências de imersão e troca de experiências em contextos variados.
  • Cria novos recursos com base na percepção e na observação de indivíduos, de comunidades e no diálogo contínuo estabelecido.
  • Fornece consultoria, treinamento, materiais e recursos a organizações que desejam usar a fotografia em seus trabalhos e em dinâmicas de desenvolvimento de equipes.

Nossos Pilares

O EU

O OUTRO

A FAMÍLIA

A COMUNIDADE

Projetos realizados

FOTO ABRAÇO

O Foto Abraço é um projeto que desenvolveu ações que utilizam a imagem como vetor para promoção da inclusão social, através da fotografia e das artes visuais, na formação de crianças e adolescentes que frequentam as atividades promovidas pela Associação Comunitária do Bairro Jardim Alvorada, em Belo Horizonte.

DESLOCAMENTOS

Deslocamentos foi um convite para conhecer o Aglomerado Santa Lúcia – Morro do Papagaio – pelos olhos de jovens fotógrafos que participam da oficina de fotografia idealizada pelo projeto Imaginário Coletivo, em Belo Horizonte.


FENDAS

FENDAS foi um exercício – elaborado pelos desvios de olhares de jovens fotógrafos, com idades entre 11 e 16 anos, formados pelo Imaginário Coletivo, durante um curso oferecido em parceria com o Sesc, na unidade Venda Nova.

FENDAS se tornou muito mais que uma exposição fotográfica. Foi uma experiência profunda de autoconhecimento e do exercício do olhar.

Vídeos

Fotos

Quem apoia

Quem participa da construção deste projeto

Exposição Puctum

Deslocamentos

Exposição Fendas

Exposição #Zoom

Olha.me

Doe sua câmera

O Imaginário Coletivo conta com o apoio de pessoas para adquirir equipamentos fotográficos utilizados nas aulas de campo. As câmeras usadas atualmente são em número insuficiente para as turmas de alunos nos projetos que desenvolvemos.

Caso você queira doar um equipamento, seja uma câmera digital ou analógica que funcione, lentes, cartões de memória, flashes, de qualquer modelo, mas não é mais utilizada, clique no botão a seguir:

SOCIAL

error: Deseja alguma imagem deste site? Entre em contato!
× Doe uma câmera