Entendendo e experimentando a fotografia


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/d/d1/fd/multiverse/public_html/imaginario/wp-content/plugins/lightbox-gallery/lightbox-gallery.php on line 570

No Imaginário Coletivo é assim: plantamos uma semente aqui, outra ali, e vamos espalhando a fotografia por todos os cantos. A nossa semente mais nova já começa a geminar. Depois de um “papo reto” com a garotada, nesta ação, desenvolvida na Associação dos Moradores do Bairro Jardim Alvorada, decidimos dar o nome de “Foto Abraço”.

Já na primeira aula, colocamos a mão na massa e nossos recém aspirantes a fotógrafos puderam refletir sobre o percurso da fotografia, sua história e suportes utilizados para a geração e captura de imagens.

Juntos, embaixo de uma árvore, que nos protegia do calor, construímos câmaras escuras – com caixa de papel, fita adesiva, papel alumínio e papel vegetal – que passaram a projetar imagens invertidas, capazes de fisgar – em fração de segundos – a atenção, o interesse dos nossos alunos, além da vontade de conhecer mais este universo fantástico da fotografia.

Os experimentos ainda continuaram e, alguns alunos, depois de verificarem as imagens formadas pela câmara, colaram fitas de papel alumínio sobre ela e, mais uma vez, ficaram totalmente envolvidos com as possibilidades de um recurso tão simples. Mas, o contato com o suporte não terminou durante a aula, já que vários alunos levaram material para produzir outras câmaras em casa. Estamos ansiosos para ver o resultado.

– A tarde passou rápida demais! Lamentaram alguns participantes. Sorte a nossa que as nossas atividades só estão começando. Na próxima aula, iremos discutir a formação das imagens na câmara escura (este segredo deixamos para contar depois, como uma forma de reflexão e de provocação da curiosidade).

0 comentários em “Entendendo e experimentando a fotografiaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *