Imaginário Coletivo | Fotografia para Transformação

Projeto Gastronomia no Morro

Lançamento do Projeto Gastronomia no Morro, no restaurante Vechio Sogno, com participação do Imaginário Coletivo e promovido pela Secretaria de Estado de Turismo do Governo de Minas e pelo MUQUIFU.

O Governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Turismo, e o Muquifu – Museu dos Quilombos e Favelas Urbanas, com apoio do Imaginário Coletivo, Perfil 252, Síbaris Produções Gastronômicas e Marcelo de Podestá lançaram o projeto Gastronomia no Morro, em cerimônia no restaurante Vecchio Sogno, em Belo Horizonte.

O Imaginário Coletivo foi o responsável por produzir as fotos que integram o catálogo do Projeto – cujo objetivo é identificar, valorizar e preservar as formas de manifestações gastronômicas no Aglomerado Santa Lúcia, também conhecido como Morro Do Papagaio. A ideia é agregar valor aos principais ingredientes utilizados pelos chefs do aglomerado no seu dia a dia, ao modo de fazer e saberes, incrementando oportunidades com base na cozinha típica.

Segundo a Secretaria de Estado de Turismo, a comida mineira é a primeira imagem associada ao Estado e, neste sentido, o projeto procurou mostrar que gastronomia é muito mais do que “pratos requintados, caros e restaurantes sofisticados. Foram encontradas pessoas no Morro do Papagaio dispostas a representar a culinária local, que é parte de seu patrimônio e que é cheia de potencialidades. Na cozinha criativa da comunidade há uma imensa variedade de ingredientes e temperos que são facilmente colhidos nos quintais e estão disponíveis nas ruas do Aglomerado”.

Ainda durante o evento, o Imaginário foi homenageado e recebeu uma obra incrível produzida pelo artista plástico Rogério Fernandes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.