Imaginário Coletivo | Fotografia para Transformação

Oficina de Pinhole com Alexandre Lopes

Fotógrafos do Imaginário Coletivo participam de oficina oficina de Pinhole hoje com o Prof. e fotógrafo Alexandre Lopes, na Casa do Beco (Barragem Santa Lúcia)

O termo pinhole vem do inglês “pin-hole” e significa – a grosso modo – buraco de alfinete. Apropriado pela fotografia, ele designa uma máquina fotográfica que possui um sistema extremamente simples, baseado na utilização de um recipiente totalmente vedado, caixas ou latas (de alumínio ou plástico), onde é feito um pequeno orifício para que a luz possa entrar.

Foi justamente através deste princípio que os fotógrafos do Imaginário Coletivo se reuniram hoje, na Casa do Beco, com o Prof. e fotógrafo Alexandre Lopes, para uma oficina de pinhole.

Alexandre trabalha com a produção de imagens desde 1985, passando pela fotografia, vídeo, cinema. É formado pela Escola de Design da UEMG e cursou pós-graduação em Artes Plásticas pela Escola Guignard, em Belo Horizonte/MG. Desenvolve projetos criativos, fornecendo material visual para pesquisas acadêmicas e leciona para turmas de Design.

Com as câmaras nas mãos, brilho nos olhos e uma vontade imensurável de ressignificar paisagens, objetos e pessoas através da imagem, os jovens desafiaram os olhares mais desatentos e demonstraram como é possível imprimir um panorama totalmente diferente ao espaço em que vivemos.

Do jogo de futebol ao aglomerado de casas na Barragem Santa Lúcia; do auto-retrato ao grafite nos muros e becos; do céu (faça chuva ou sol) ao chão – tudo foi captado, de maneira bastante singular, pela perspectiva de quem está habituado a ‘enxergar” aquilo que só ‘costumamos’ ver.

O resultado da oficina de hoje, fantástico, você confere aqui.

1 thought on “Oficina de Pinhole com Alexandre Lopes

  1. À Equipe do Imaginário Coletivo,
    venho acompanhando o trabalho de vocês faz muito tempo e acho incrível. O Alexandre Lopes foi meu professor há uns 8 anos, hoje sou fotógrafo aqui em Rondônia graças a ele e sonho com um projeto como este. Vocês estão a cada dia melhores, parabéns. As fotos ficaram incríveis e o texto dessa vez conseguiu carregar toda a magia do trabalho, ficou incrível também. Um forte abraço crianças e organizadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.