Imaginário Coletivo | Fotografia para Transformação

Professor e alunos conquistam prêmio SESC/MG de fotografia

Juliana Ribeiro
Fotos: Jorge Quintão

Do lado esquerdo, um grupo de bolivianos, que apresentava uma performance com flautas e danças típicas. Do lado direito, um pastor entusiasta, que, acompanhado por um microfone, reunia uma dezena de fiéis para saudar com muitos aplausos o filho do ‘criador’: Jesus. Quem passou pela Praça Sete de Setembro, uma das mais populares de Belo Horizonte, no início da noite da última sexta-feira, primeiro de fevereiro, viu isso tudo e muito mais.

Passos rápidos se cruzavam em cada esquina. Para muitos, a pressa era justificada pela necessidade de se chegar em casa, ou ao encontro marcado, ou ao outro lado da rua, mas, para Jorge Quintão, idealizador do Projeto Imaginário Coletivo, e que também ministra aulas de fotografia para crianças entre 9 e 14 anos, no Conselho de Pais Crianças Feliz – Projeto Olhares em Foco (via financiamento do ChildFund Brasil), no Aglomerado da Serra, a pressa era justificada por um grande momento: em instantes, seria anunciado, no SESC Centro Cultural JK, os vencedores do Concurso SESC Minas de Fotografia, cujo tema era O impacto sociocultural do futebol, que reuniu fotógrafos profissionais e amadores de todo país, em uma das mais importantes premiações da cidade.

O fotógrafo teve dois alunos selecionados no concurso do SESC, que trouxe para apreciação do público 31 imagens, em uma exposição que irá circular por Minas Gerais em 2013, e premiará, no lançamento, os autores das melhores fotos. “Dois grandes fotógrafos do projeto tiveram suas fotos selecionadas. Marlon, de 10 anos, e Natanael, de 12. Estou extremamente feliz. A fotografia imprimiu sentido à vida dessas crianças e o concurso é uma consequência de tudo o que aprenderam e vivenciaram”, revela.

Assim que a cerimônia foi aberta, o Superintendente de Cultura e Educação do Sesc Minas, Gustavo Henrique Guimarães, enfatizou a importância do concurso para revelar novos olhares contemporâneos e o poder transformador da arte nas relações humanas e nos mais diversos contextos sociais. Transformação que aconteceu na vida de Marlon André Roxo Domingos, o aluno mais novo do Jorge Quintão, que levou um dos prêmios na categoria fotografia amadora.

Marlon recebe a premiação no I Concurso SESC/MG de Fotografia

Em meio a muitos aplausos e comentários, como: “- Gente, é uma criança!”, ou “-Que lindo… Ele é apenas um menino”, o jovem subiu ao palco e recebeu das mãos do Superintende de Cultura, acompanhado pelo Gerente do SESC Centro Cultural JK, Paulo Azulay, e do Gerente de Cultura, Jorge Cabrera Gomez, a sua premiação.

Marlon posa, orgulhoso, ao lado da sua foto premiada

Segundo a Supervisora do Conselho de Pais Criança Feliz, Raquel Nunes Neto, que coordena as ações da organização onde acontece o projeto no Aglomerado da Serra, a seleção dos meninos demonstra não somente a importância e qualidade da oficina realizada por Jorge Quintão, mas também o talento e a leveza desses jovens fotógrafos. “Parece um sonho. É muita emoção. Foi muito trabalho durante o ano todo. Nem se eles fossem os meus filhos, eu estaria tão feliz”, revela.

Natanael posa próximo à sua foto selecionada

Mas, as surpresas da noite não acabaram por aí. Jorge Quintão, que ainda comemorava ao lado do seu aluno, foi chamado ao palco e recebeu um dos prêmios na categoria fotografia profissional. Emocionado, Quintão revelou que não esperava ser um dos vencedores e que a conquista do dia tinha sido a seleção e a premiação de seus alunos. “É incrível o que a fotografia provoca na vida desses meninos e na minha também. É incrível o olhar, a sensibilidade e o resultado das oficinas. Sinto muito orgulho de todos os meus alunos. Tenho formado jovens incríveis que, hoje, estão representados aqui pelo Marlon e pelo Natanael”, revela o professor, sem conter a alegria.

Confira como foi a cerimônia de premiação e a exposição fotográfica:

1 thought on “Professor e alunos conquistam prêmio SESC/MG de fotografia

  1. Emocionante! Parabens pelo trabalho e sucesso! A energia que empenhamos para a transformação é força que move o mundo e virá a nos carregar…um dia!:-)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.