Imaginário Coletivo | Fotografia para Transformação

Retratos em grande formato – Fotografia Analógica

Na última aula do Imaginário Coletivo recebemos o amigo e professor Alexandre Lopes para uma aula diferente sobre fotografia analógica.

Na última aula do Imaginário Coletivo recebemos o amigo e professor Alexandre Lopes para uma aula diferente sobre fotografia analógica.
Alexandre trouxe uma câmera de grande formato, daquelas usadas em publicidade e um laboratório portátil que ele mesmo desenvolveu em uma grande caixa preta. A ideia foi mostrar mais uma das possibilidades da fotografia, trabalhando com o retrato, mas dessa vez analógico.
A turma foi convidada a participar, posando para as fotos e, quase ao mesmo tempo, acompanhando a revelação das imagens que eram produzidas.
A “câmera do Seu Madruga”, em uma referência ao personagem do seriado Chaves, como ficou conhecida, foi a atração da aula. Nossos jovens fotógrafos puderam masueá-la, experimentarem a configuração de um estúdio fotográfico e, ainda, entenderem o processo de revelação, que foi feito ali mesmo na sala de aula, sem a necessidade da montagem de um quarto escuro, de equipamentos e recursos muito sofisticados.
A praticidade da montagem permitiu a visualização das fotos rapidamente, uma vez que os retratos eram produzidos e processados quase que imediatamente. O resultado foi fantástico e os jovens tiveram mais uma oportunidade de aprofundarem os conhecimentos sobre a fotografia.
Ao término da aula foram sorteados vários brindes do StudiÓh. Só diversão!
O Imaginário Coletivo agradece ao Prof. Alexandre Lopes pela parceria e por colaborar com a difusão e a popularização da fotografia, tão importantes para o letramento visual dos nossos jovens artistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.