Imaginário Coletivo | Fotografia para Transformação

Retratos em Preto e Branco

O preto e branco é a essência da fotografia. Nesta modalidade de fotografia é preciso desconsiderar balanço de cores e saturação.

O preto e branco é a essência da fotografia. Nesta modalidade de fotografia é preciso desconsiderar balanço de cores e saturação.

Talvez por isso pareça tão complexo, pois os nossos olhos e os equipamentos digitais capturam as imagens em cores. É preciso então descondicionar o olhar e passar a prestar atenção nas linhas, texturas, contrastes e tipos de luzes para conseguir o efeito desejado.

Propusemos mais uma saída para retratar pessoas em preto e branco. Explicamos como é produzido o retrato, qual as possibilidades de composição e, principalmente, como devemos abordar as pessoas para que possamos fotografá-las. O objetivo é perder a timidez, ao convencer a pessoa que a imagem final ficará boa, além de ter que prestar atenção aos detalhes para compor uma boa foto.

O resultado foi ótimo e parece que a linguagem da fotografia já se tornou algo tão comum que nossos jovens fotógrafos agora são convidados pelos moradores para produzirem retratos. Isso facilita muito o processo de cumplicidade entre fotógrafo e modelo, fazendo com que as imagens finais sejam mais naturais e mais bem produzidas.

Recebemos ainda dois alunos do curso de Letras do CEFET/MG, que participaram da saída fotográfica. Foi muito bacana poder ver como os jovens puderam trocar experiências com alunos de graduação. Uma das premissas do Imaginário Coletivo é que possamos democratizar a linguagem fotográfica e integrar pessoas com experiências diversificadas para o crescimento de todos. O resultado não podia ser melhor: basta olhar as fotos!

Em breve faremos uma exposição na comunidade e, provavelmente teremos alguns retratos em preto e branco que foram produzidos na aula de hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.